41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

A Balneabilidade das praias do Paraná

Dia 21 de Dezembro começa o Verão e milhões de pessoas vão aproveitar essa época de final de ano e férias para irem as praias. Segundo Carlos D’Alberto Freire, presidente da Assindilitoral, a expectativa é de que cerca de 2,3 milhões de turistas passem pelo litoral do Paraná entre meados de dezembro de 2014 e 22 de fevereiro de 2015.

Mas como é que está a Balneabilidade do Litoral Paranaense? Afinal o que é Balneabilidade?

Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, quando existir o contato direto do usuário com os corpos d’ água .

O monitoramento da qualidade da água aqui no Paraná e realizado pelo Órgão Ambiental, o Instituto Ambiental do Paraná- IAP, o qual avalia a concentração de bactéria Escherichia coli (E coli), como um indicador de contaminação por esgoto sanitário.

As amostras são comparadas com a Resolução CONAMA nº 274 de 2000 e assim para cada ponto monitorado é classificado como “própria” e “imprópria” para banho, seguindo o critério a seguir:

  • Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
  • Impróprio: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Atualmente são monitorados 47 pontos, sendo: 6 na Ilha do Mel, 10 em Pontal do Paraná, 14 em Matinhos, 12 em Guaratuba e 5 em Morretes/ Antonina. Toda semana o IAP divulga um Boletim de Balneabilidade e nesse primeiro Boletim divulgado dia 11 de Dezembro, apontou apenas 1 ponto em Morrentes classificado como impróprio. Diferente do Relatório Nº 46 do dia 18 de Dezembro, divulgado  pela FATMA- Fundação de Meio Ambiente, órgão responsável pelo monitoramento da qualidade das água das praia de Santa Catarina, que mostra o monitoramento de 199 pontos espalhados por 28 municípios e apontam 46 pontos classificados como impróprio.

Maíra Caires Aquino é Engenheira Ambiental e Especialista em Construções Sustentáveis.

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x