41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Gestão dos Resíduos da Construção Civil: PGRCC, RGRCC e o treinamento!

A construção civil é um dos grandes setores responsáveis pela geração de resíduos sólidos no Brasil. A Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (2021) afirma que grande parte destes resíduos ainda são destinados de forma incorreta em aterros clandestinos, aterros sanitários e pontos viciados.

Por que isso ainda acontece ? Alguns problemas podem ser apontados: falta de planejamento, de tecnologia disponível que viabilizem o destino correto de resíduos em conformidade com a Resolução CONAMA nº 307/2002 e suas alterações, nº 348/2004, nº 431/2011 e nº 448/2012, falta de fiscalização, conscientização, dentre outros fatores.

Ao empreendedor, construtor e responsável técnico que quer gerenciar seus resíduos da construção civil (RCC) de forma correta, há sim várias ferramentas e caminhos para que haja a mudança dessa realidade. Há algumas semanas foi publicado o artigo Um empreendimento novo pela frente? Saiba como minimizar os impactos ambientais das obras, o qual apresenta o serviço de Monitoramento Ambiental de Obras com o objetivo de reduzir os impactos ambientais. Além disso, existem 3 ferramentas básicas e práticas que podem orientar e auxiliar na execução da gestão correta de RCC: o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), o Relatório de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (RGRCC) e o treinamento, os quais estão detalhados a seguir:

Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC)

O PGRCC é o projeto a ser elaborado anteriormente ao início da obra, que apresenta as previsões de ações para reduzir, reutilizar ou reciclar resíduos, incluindo o planejamento, a atribuição de responsabilidades, práticas, procedimentos e recursos para desenvolver e implementar as ações referentes às etapas de acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos e rejeitos. O projeto estima ainda a quantidade de resíduos, por classe de resíduos a ser gerada pela obra.

A quantificação dos resíduos a serem gerados pela obra são obtidas por meio de bibliografias referentes à taxa de desperdícios por tipo de material. A forma de apresentação do projeto pode depender da regulamentação municipal e muitas prefeituras e órgãos ambientais exigem sua apresentação e aprovação para a solicitação de licenças e alvarás de demolição e execução de obra.

Relatório de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (RGRCC)

O RGRCC é um documento que comprova que as ações propostas no PGRCC foram efetivamente executadas. Nele é possível identificar as quantidades exatas de resíduos gerados pela obra e as empresas envolvidas com o transporte e a destinação final para cada classe e tipologia de resíduo. 

Para a elaboração deste relatório, é imprescindível o controle e o gerenciamento correto dos RCC durante toda a execução da obra, desde o início da suas fundações até a conclusão do último acabamento, pois nele devem estar anexados os Manifestos de Transporte de Resíduos (MTR), Certificado de Destinação Final emitidos via SINIR e/ou sistema compatível, durante a execução da obra, assim como a licença ambiental das empresas envolvidas com o transporte e destinação de resíduos, os comprovantes de treinamentos e a anotação de responsabilidade técnica do engenheiro da obra, do responsável pela implementação do PGRCC e elaboração do RGRCC.

A forma de apresentação do projeto pode variar conforme a regulamentação municipal e muitas prefeituras e órgãos ambientais exigem sua apresentação e aprovação para a emissão do Certificado de Vistoria de Conclusão de Obra (CVCO) ou Habite-se.

Treinamento

A obra é executada por pessoas, logo, para que o PGRCC seja devidamente elaborado e para garantir toda a comprovação necessária no RGRCC para que se cumpra o objetivo final que é minimizar os impactos ambientais negativos, como a geração de RCC e dar destino adequado, aumentando os índices de reaproveitamento e reciclagem destes resíduos, é imprescindível que seja implantando na obra um Plano de Treinamento.

Este plano deve incluir todos os envolvidos: gestores, empreiteiros, terceiros, pois todos têm, de forma direta ou indireta, responsabilidade sobre o resultado final no gerenciamento destes RCC: seja porque esta pessoa irá gerar diretamente os resíduos durante suas atividades, seja porque ela irá controlar a documentação das caçambas ou porquê para contratar certo fornecedor, é necessário qualificá-lo antes com diretrizes ambientais. Por fim, este Plano deve ser executado diariamente e de forma contínua durante todo o período da obra.

Jéssica de Miranda Paulo
Jéssica é Engenheira Ambiental e Diretora Comercial da Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Centro Universitário em 2013 e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart (2017). Em 2016, participou como bolsista DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst do Curso de Extensão Internacional de Meio Ambiente na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Autora do livro “Termo de Referência para Estudos de Impacto de Vizinhança em Municípios Paranaenses”, publicado em 2018.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x