41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Compostagem e a Redução nas Emissões de Gases de Efeito Estufa

A compostagem se destaca como uma solução eficaz na mitigação das mudanças climáticas, convertendo resíduos orgânicos em composto orgânico e reduzindo a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) prejudiciais ao meio ambiente.
Neste contexto, é fundamental compreender o papel do Inventário de Emissões Gases de Efeito Estufa (IGEE), fornecendo uma visão detalhada e sistemática das emissões de GEE de uma unidade de análise em uma determinada área geográfica e período especificado (IPCC, 2019).

Os principais objetivos do IGEE, são:

• Contabilizar emissões de GEE de forma padronizada e com base científica;
• Considerar as emissões relacionadas às operações diretas e indiretas da organização;
• Trazer diretrizes específicas para os cálculos de diferentes fontes de emissão e para os diferentes setores industriais.

Conforme destacado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), as medidas de mitigação consistem em tecnologias, processos ou práticas que contribuem para atenuar os efeitos das mudanças climáticas. Isso engloba o uso de tecnologias de energias renováveis, a implementação de processos de minimização de resíduos e o incentivo ao uso de transportes públicos.
A ingee inovação sustentável, software de cálculo e gestão de emissões de GEE da Sinergia Engenharia, permite a inserção de dados da instituição inventariante, o cálculo das emissões em tempo real (escopos 1, 2 e 3) e a elaboração automática do IGEE. Além disso, permite uma análise estratégica do desempenho da organização, visando uma transição para uma economia de baixo carbono, por meio de módulo de Descarbonização. O software adota como metodologia de cálculo o GHG Protocol e IPCC e as diretrizes da ABNT NBR ISO 14064.
Para avaliar as propostas de descarbonização mais eficazes, a ingee emprega a Curva MACC, desenvolvida pelo World Bank (Banco Mundial). Essa metodologia avalia o custo por tonelada de dióxido de carbono equivalente (CO2e) evitada por cada projeto, bem como seu potencial de mitigação. Isso auxilia na identificação das estratégias mais vantajosas para a organização em seu processo de descarbonização.
Entre os projetos de redução de GEE propostos pela ingee, por meio da Curva MAC, destaca-se a compostagem. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, trata-se de um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto o composto orgânico.
A compostagem é uma prática ambientalmente adequada, conforme estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). Além de melhorar a qualidade do solo, ela reduz significativamente o volume de resíduos encaminhados para aterros sanitários, consequentemente diminuindo a emissões de gases como metano e a formação de chorume.
A Sinergia Engenharia adota a compostagem como parte de sua estratégia de redução de emissões, enviando seus resíduos orgânicos para a empresa Composta+ , uma empresa especializada em compostagem na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Entre os resíduos enviados estão: cascas de frutas e verduras, borra e filtro de café, saquinhos de chá, guardanapos de papel, entre outros.
Em 2023, a Sinergia Engenharia direcionou 89,6 kg de resíduos orgânicos para a compostagem. De acordo com análises realizadas tendo como base o software ingee inovação sustentável, se esses resíduos tivessem sido encaminhados para o aterro, a emissão seria de 0,063 tCO2e, enquanto, ao optar pela compostagem, a emissão foi de 0,02 tCO2e. Isso resultou em uma redução de 68,3 % nas emissões. Esses números ressaltam a significativa contribuição da compostagem na diminuição das emissões de GEE associadas à gestão de resíduos.
Em síntese, a compostagem é essencial na redução das emissões de GEE, contribuindo para mitigar as mudanças climáticas e consequentemente a frequência de eventos climáticos extremos. Isso destaca a urgência de ações concretas por parte de pessoas e empresas para proteger o meio ambiente e a sociedade.

Lisa Isabella Fischer

Analista Ambiental Jr.

Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x