jul
ESG – Environmental, social and governance
Empresas que praticam o ESG X que praticam o greenwashing
O ESG é um índice que avalia as operações de empresas conforme os seus impactos em três eixos da sustentabilidade: o Meio Ambiente, o Social e a Governança, portanto pode ser considerada uma ferramenta de análise para investidores.
O critério de Meio Ambiente analisa como a companhia atua na gestão da natureza e com às mudanças climáticas. O Social examina se a organização viola direitos humanos universais, monitorando as relações com todos os stakeholder (colaboradores, fornecedores, comunidade e clientes). Já a avaliação da Governança envolve práticas de gestão empresarial ligadas ao combate à corrupção e ao compliance.
O ESG está muito mais relacionado ao processo do que a um produto, e cada vez mais os padrões de consumo estão mudando, os consumidores estão buscando propósitos.
Grandes investidores na hora de investir estão levando em consideração o negócio propriamente dito, como a saúde financeira da empresa, a rentabilidade, e a competitividade, assim como a cultura ESG incorporada na empresa.
Alguns investidores citam que este conceito ESG é muito mais aprofundado e que no Brasil esse conceito acaba sendo uma maquiagem, “greenwashing” muitas empresas falam ser ESG, mas na verdade não são. Muitas vezes divulgam informações nos relatórios de sustentabilidade, somente informações positivas e excluem as fraquezas, não sendo verdadeiramente transparentes.
Convido você neste momento a analisar sua empresa de forma mais crítica. Como está a aplicação da sustentabilidade na sua empresa? Gostaria de se tornar ESG? Conquistar novos mercados? Tem essa vontade, mas não sabe por onde começar? Conte com a Sinergia Engenharia de Meio Ambiente, nossa missão é potencializar a sustentabilidade nas empresas e impactar positivamente a sociedade.