maio
Estudo de Viabilidade Ambiental – EVA

Pode-se dizer que o Estudo de Viabilidade Ambiental – EVA é o primeiro passo para o sucesso na implantação de um projeto. Como o nome já sugere, este estudo tem como objetivo principal analisar se existe a viabilidade de instalação do empreendimento, levando em consideração sua atividade e as particularidades ambientais da área de interesse, assim como identificar as áreas potenciais de ocupação dentro do lote almejado.
Realizar o EVA é ter a segurança de que o empreendimento irá se desenvolver sobre uma base sólida, com informações estratégicas, as quais irão contribuir para a redução dos impactos ambientais
O EVA é um estudo multidisciplinar, sendo realizado pela colaboração de Engenheiros Ambientais e Florestais, Geólogos, Topógrafos e outros. A gama de profissionais pode mudar de acordo com a atividade exercida pelo empreendimento e pela região em que se pretende realizar sua instalação.
Para o desenvolvimento do estudo, os seguintes passos devem ser seguidos:
- Reconhecimento do Empreendimento: sua atividade, porte e localização;
- Visita Técnica: sendo etapa fundamental do estudo, tem como objetivo levantar as características da região, como o uso e ocupação do solo, levantamento florístico, análise hidrológica, análise pedológica e outros;
- Análise de Dados e Elaboração de Estudo: através dos dados obtidos, é possível definir os aspectos ambientais protegidos por lei presentes na área, definindo assim, a viabilidade do local em receber o empreendimento. Nesse sentido, o estudo permite ao empreendedor selecionar a área que melhor atende suas expectativas econômicas e legais, e claro, proporcionar a conservação do meio ambiente.
A Sinergia Engenharia realiza tais projetos e atualmente está desenvolvendo estudos para empreendimentos de Curitiba e Região Metropolitana. Em um desses casos, foi verificado que a região de interesse possuía áreas com restrições ambientais, o projeto arquitetônico então foi adequado em função dessas restrições, sem prejuízos ao empreendedor, trazendo mais assertividade na hora da aprovação do projeto junto ao órgão ambiental competente.
Para mais informações, entre em contato com a Sinergia Engenharia de Meio Ambiente, clicando aqui!
Fabíola Zene Mayer
Técnica em Meio Ambiente e Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária pela UTFPR.