dez
Inventário de Emissões de Gases de Produto (ACV): Por que fazê-lo?
A contabilização das emissões de gases de efeito estufa (GEE) do ciclo de vida completo de um produto pode proporcionar uma vantagem competitiva possibilitando o melhor design dele, aumentando a eficiência da produção e dos processos relacionados a ele, eliminando riscos e reduzindo custos.
A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) voltada para a determinação da pegada de carbono leva em consideração as emissões diretas e indiretas desde a extração de matérias-primas, produção, processamento, transporte, armazenamento, uso do produto até o seu descarte no fim da sua vida útil.
Para isso a Sinergia Engenharia de Meio Ambiente utiliza o método Greenhouse Gas protocol: Product Life Cycle Accounting and Reporting Standard (GHG Protocol para Produtos), que padroniza a avaliação da emissão de gases do ciclo de vida de produtos fornecendo orientações detalhadas acerca do tema e que também possui o objetivo de concentrar esforços nas melhores oportunidades de redução de gases de efeito estufa possíveis.
Esse método é utilizado globalmente e leva em consideração a norma internacional ISO 14067:2018, que estabelece os requisitos e as orientações para a quantificação da pegada de carbono dos produtos e a PAS 2050:2011, que apresenta especificações para a avaliação das emissões de gases de efeito estufa do ciclo de vida de bens e serviços.
Além disso, para a determinação das emissões podem ser utilizados os bancos de dados de ciclo de vida que auxiliam na coleta de dados dos inventários de GEE do ciclo de vida do produto e da cadeia de valor corporativa, sempre se atentando ao fato de que a documentação deve ser avaliada em relação à transparência, integralidade e aplicabilidade ao inventário de GEE para o qual as informações estão a ser recolhidas.
É importante enfatizar que determinar a pegada de carbono dos produtos dessa maneira, em um cenário em que as mudanças climáticas estão cada vez mais em evidência, demonstra o comprometimento da organização com a sustentabilidade do seu negócio, abrindo portas para um mercado mais exigente, que foca nas questões ambientais e do clima.
Ficou interessado no assunto ou quer determinar as emissões do ciclo de vida do seu produto? Entre em contato conosco, pois temos uma equipe com expertise na temática para lhe auxiliar!
Karoline possui graduação em Engenharia Ambiental e mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). E é especialista em Perícia e Auditoria Ambiental pela Unicesumar e em Engenharia e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), vinculada ao Programa de Residência Técnica do Estado do Paraná.