maio
Laudo Técnico de Vegetação

O laudo técnico de vegetação tem como objetivo levantar informações referentes à vegetação existente no local pretendido para implantação de empreendimentos, caracterizando a tipologia florestal quantitativamente e qualitativamente, definindo o estágio sucessional de acordo com a RESOLUÇÃO CONAMA nº 2, de 18 de março de 1994.
O estudo leva em consideração o enquadramento fitogeográfico da área estudada para delimitar as condicionantes legais que resguardam a vegetação do estudo. O laudo conta com um estudo in loco de caracterização da vegetação, que é feita pelo método de amostragem das espécies arbóreas levantando informações taxonômicas e medidas dendrométricas (altura e diâmetro na altura do peito – DAP).
Para a descrição completa da vegetação é imprescindível o registro fotográfico das árvores ou maciço florestal, assim como o georrefenciamento de todos os indivíduos abrangidos pelas amostragens. O estudo pode atestar também as condições fitossanitárias da vegetação e possíveis produtos madeireiros que podem ser obtidos da floresta.
O laudo é um estudo base que compõe outros estudos ambientais e pode ser solicitado pelos órgãos públicos para pedidos de autorizações ambientais ou de supressão florestal. Por isso, o importante é contar com uma empresa especializada e com experiência em consultoria ambiental, a fim de seguir corretamente a legislação vigente e evitar multas.
Entre em contato para agendar sua reunião!
Beatriz Cristina Goes é formada em Engenheira Florestal pela PUCPR, pós-graduanda em Gestão Sustentável e Meio Ambiente e tem sua atuação profissional focada na Conservação da Natureza.