41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Sinergia Engenharia é Carbono Neutro e conquista o selo Prata no Registro Público de Emissões do GHG Protocol

Comprometidas com a sua responsabilidade ambiental, a Sinergia Engenharia deu mais um passo importante em direção a sustentabilidade, participando pela primeira vez do Registro Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol, conquistando o Selo Prata no seu Inventário de Gases de Efeito Estufa (IGEE) referente ao ano de 2021.

Através do inventário de gases de efeito estufa, a organização pôde identificar suas principais fontes e quantificar suas emissões, auxiliando o seu gerenciamento e o desenvolvimento de estratégias para a sua mitigação. As categorias consideradas dentro do inventário da Sinergia Engenharia foram: combustão móvel, energia elétrica, deslocamento dos funcionários no trajeto casa – trabalho, viagens a negócios e resíduos sólidos. 

  De acordo com os resultados do inventário de GEE, a Sinergia emitiu 1,503 tCO2e em seu Escopo 1 (emissões diretas), 0,064 tCO2e devido ao consumo de energia elétrica (Escopo 2) e 3,91 tCO2e através das emissões indiretas de Escopo 3.  O total de emissões do ano de 2021 foi igual a 5,47 tCO2e. 

Como forma de fomentar a participação das organizações no Registro Público de Emissões, o Programa Brasileiro GHG Protocol qualifica os inventários com selos nas categorias bronze, prata e ouro, de acordo com o grau de reporte e verificação do inventário. A categoria prata, concedida para o inventário da Sinergia, é referente a  publicação completa do inventário, contendo todas as informações consideradas obrigatórias pelo programa. 

Outra novidade alcançada pela empresa foi a compensação das emissões de gases de efeito estufa totais emitidas no ano de 2021! Através da aquisição de Reduções Verificadas de Emissões, geradas a partir do Projeto REED+ Jari Amapá e certificadas pela Verified Carbon Standard (VCS), a Sinergia Engenharia neutralizou 6 tCO2e das suas emissões do ano de 2021, tornando-se carbono neutro no referido ano.

O Projeto REDD+ Vale do Jari foi desenvolvido através de uma parceria entre a Biofílica Ambipar Investments e o Grupo Jari, com o objetivo de fomentar a conservação florestal e a redução de emissões de GEE. O projeto se baseia em um desenvolvimento econômico local mais sustentável, de forma que seja priorizado as áreas florestais.

As principais atividades do projeto são na área de integração do manejo florestal de uso múltiplo, comercialização de serviços ambientais, conservação da biodiversidade e promoção das pesquisas científicas, de forma a gerar renda e promoção do bem-estar da comunidade local, reduzindo o êxodo rural e a marginalização social urbana. Até o ano de 2022, o projeto conquistou: 

A Sinergia Engenharia está muito contente com esse avanço e em poder estar contribuindo com  projetos sustentáveis e com a preservação da Amazônia!

Ficou interessado e gostaria de realizar o Inventário de Gases de Efeito estufa da sua organização? Já faz o inventário e gostaria de participar do Registro Público de Emissões ou neutralizar a suas emissões? Entre em contato com a gente! Vamos ficar felizes em te ajudar!

Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x