41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

O que é CADEF, onde devo emiti-lo e qual a importância para a gestão de resíduos da minha empresa?

De acordo com a Portaria IAT 212/2019, CADEF significa Certificado de Aprovação de Destinação Final.

Estão sujeitos à emissão do CADEF a movimentação, expedição e recebimento, dos resíduos que possuem Autorização Ambiental – AA. Para saber mais sobre AA, clique aqui.

No estado do Paraná o gerador, a cada saída de resíduos da empresa, deve dar a baixa nos volumes previamente autorizados em sistema próprio do órgão ambiental (sga-mr.pr.gov.br), cuja senha de acesso é a mesma senha do SGA, sistema utilizado para solicitação de licenças ambientais.

Para saber mais informações sobre os dados que devem ser informados para a emissão do CADEF no sistema, podem ser consultados aqui.

Faz-se necessário a confirmação de recebimento da carga, por todos os atores envolvidos com a movimentação do respectivo resíduo, até a emissão do Certificado de Aprovação de Destinação Final – CADEF.

A não emissão do CADEF compromete a emissão de nova AA e a renovação das licenças ambientais tanto do gerador, como dos receptores dos resíduos, além de sujeitar ambos à aplicações de sanções legais.

O CADEF deverá estar devidamente assinado pelo responsável pela destinação final do resíduo e ser entregue ao Gerador.

O documento é também importante para a entrega dos Inventários de Resíduos Sólidos no estado do Paraná, para saber mais sobre inventários, clique aqui. O gerador obrigatoriamente deverá ainda informar através do inventário de resíduos sólidos o Número do Certificado de Aprovação de Destinação Final-CADEF.

Caso esteja com dificuldades para a emissão do CADEF, entre em contato com a Sinergia Engenharia!

Juliana de Moraes Ferreira
Juliana é Engenheira Ambiental e Diretora Financeira na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Gestão de Energia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2011, e habilitação para atuação como Auditora Interno Integrado ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x