dez
Assessoria ambiental em 2023: por que contratar?
Segundo o Artigo 225 da Constituição Federal Brasileira de 1988:
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Partindo deste pressuposto e diante da crescente busca de todos os setores da sociedade por mecanismos, políticas e diretrizes que impactem positivamente o meio ambiente, contar com serviços de assessoria ambiental é essencial.
Desde 1995, a ONU – Organização das Nações Unidas reúne lideranças de todo o mundo com a finalidade de traçar ações de enfrentamento ao desafio global das mudanças climáticas. Em 2015, os 193 países membros das Nações Unidas adotaram uma nova política global, nomeada de “Agenda 2030” pautada em cinco macro áreas de importância:
- Erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade;
- Garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza;
- Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas;
- Implementar a agenda por meio de uma parceria global sólida;
- Proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras.
Para tal, foram estabelecidos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, compostos por 169 metas a serem alcançadas conjuntamente por meio de governos, organizações, empresas e a sociedade como um todo nos âmbitos internacional, nacional e local.
Como métrica de desempenho de sustentabilidade das organizações, tomou forma e força no Brasil e no mundo o termo ESG, do inglês Environmental, Social and Governance (meio ambiente, social e governança). O termo trata-se de um conjunto de padrões e boas práticas que visam definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.
Deste modo, ao incorporar um modelo de governança mais responsável e alinhado com os ODS e práticas de ESG, as organizações tornam-se mais competitivas, reduzindo custos e promovendo melhorias da performance ambiental e do negócio como um todo. De acordo com a Comissão de Desenvolvimento Sustentável e Empresarial (2017) projetou-se que os ODS podem gerar pelo menos 12 trilhões de dólares em economias e receitas para as empresas e cerca de 380 milhões de novos empregos até 2030.
As crescentes mudanças nos modelos de negócios com a pretensão de adequá-los à uma economia sustentável, integrando fatores ambientais, sociais e de governança de forma estratégica, geram rentabilidade, impactos ambientais positivos e influência direta no sucesso dos empreendimentos.
Como a assessoria ambiental pode ajudar sua empresa com as questões de ESG e as tendências para 2023?
A assessoria ambiental é capaz de lincar os diversos parâmetros que compõe a temática ESG e ODS da ONU, atentando-se para as possibilidades de riscos e impactos econômicos, sociais e ambientais, levantando, avaliando e analisando os aspectos e impactos ambientais que um projeto, um empreendimento ou uma ocasionalidade podem causar na organização, na sociedade e/ou no meio ambiente, através de diagnósticos, inventários e monitoramentos, gerando ações para minimizar os impactos negativos, potencializar os positivos e avaliar passivos.
Além dos parâmetros envolvendo o ESG, as certificações ambientais, que são espécies de selos cujas iniciativas são reforçar os cuidados das empresas com a sociedade são realidade no Brasil e serão ainda maiores em 2023. Um estudo publicado pela Fiep – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, evidenciou que 87% da população brasileira prefere adquirir produtos e serviços de empresas sustentáveis. Desta forma, as organizações estão continuamente buscando demonstrar aos seus stakeholders (colaboradores, fornecedores, clientes, órgãos reguladores, governos e clientes) suas práticas sustentáveis, angariando gradativamente maiores fatias de mercado e consequentemente maiores benefícios ao meio ambiente.
Conforme avança a preocupação ambiental, há progressão das legislações relacionadas ao meio ambiente, prevendo uma série de requisitos e especificações técnicas para diversos tipos de atividades e empreendimentos, através de atualizações e novas condicionantes legais.
Isto posto, a assessoria ambiental em 2023 será fundamental para auxiliar com precisão organizações na busca pela harmonia entre meio ambiente e desenvolvimento sustentável, pautada, além de outras temáticas como licenciamento ambiental, desenvolvimento de projetos, controle e auxílio no atendimento a condicionantes, formulação de indicadores, inventário de gases de efeito estufa, educação ambiental, entre outros, nas atribuições de ESG e ODS da ONU.
Quer entender com maiores detalhes a assessoria ambiental? Entre em contato! A Sinergia Engenharia de Meio Ambiente possui equipe técnica com expertise necessária para garantir à sua empresa um excelente desempenho ambiental em 2023. Conte conosco!