41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Resíduos de Serviços de Saúde – RSS

O encaminhamento de resíduos sólidos para locais inadequados configura-se crime ambiental com pesadas punições, além de um dos piores impactos que podem ser causados no meio ambiente, pois a decomposição dos materiais gera substâncias altamente tóxicas que contaminam diretamente o solo, as águas, o ar e, pior de tudo, as pessoas. Aquele objetivo estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos de extinguir os lixões não foi alcançado, esta técnica ainda é vista em todas as regiões do Brasil.

Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil publicado pela Abrelpe, os resíduos de serviços de saúde coletados pelos municípios em 2014 foi 5% maior que o ano anterior. Porém cabe ressaltar que pela legislação, os geradores são responsáveis pelo tratamento e destinação final, portanto, este dado refere-se aos resíduos gerados pelas unidades públicas de saúde.

São considerados geradores, serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal, laboratórios analíticos de produtos para saúde, necrotérios, funerárias, drogarias e farmácias inclusive as de manipulação; estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde, centros de controle de zoonoses, distribuidores de produtos farmacêuticos, importadores, unidades móveis de atendimento à saúde, serviços de acupuntura, serviços de tatuagem e outros.

Todo gerador deve elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS. Este é um documento o qual deve ser elaborado por um profissional habilitado com Anotação de Responsabilidade Técnica – ART que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, suas características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, bem como as ações de proteção à saúde pública e ao meio ambiente.

Se você é um gerador, conte com a Sinergia Engenharia de Meio Ambiente, nós fazemos o diagnóstico e propomos soluções ambientalmente adequadas e economicamente viáveis. Lembre-se que “prevenir é melhor que remediar”!

(11/12/2015)

Maíra Caires Aquino é Engenheira Ambiental e Especialista em Construções Sustentáveis.

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

0
Would love your thoughts, please comment.x