41 3085-8810 contato@sinergiaengenharia.com.br

Você sabe a diferença entre Saneamento Ambiental e Saneamento Básico?

Entre as ações de saneamento tem aquelas que nós chamamos de básicas, compreendendo o abastecimento de água, acesso a rede coletora e tratamento de esgoto, acesso a coleta e destinação de resíduos sólidos e a drenagem de águas pluviais.

A ausência desses serviços tem resultado em precárias condições de saúde e incidência de doenças, principalmente de veiculação hídrica.

Segundo o IBGE (2007), no Brasil, 76% da população conta com abastecimento de água por rede geral, 44% da população dispões de rede de esgoto e 76% da população tem seu resíduo coletado. No Paraná de um total de 399 municípios 191 ainda utilizam lixões para a destinação dos resíduos sólidos, apenas 64% dos municípios são atendido pela rede de esgoto

A ocorrência de doenças infecciosas ocorridas pelas más condições de saneamento e esgotamento sanitário estão entre as principais causas de ausência no trabalho e baixa produtividade do trabalhador. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, afirma que para cada R$1,00 investido no setor de saneamento, economiza-se R$4,00 com hospitais e doenças.

Já o Saneamento ambiental é o conjunto de ações sócioeconômicas que tem por objetivo alcançar a Salubridade Ambiental, ou seja, um ambiente capaz de prevenir a ocorrência de doenças veiculadas pelo meio ambiente e de promover condições favoráveis à saúde da população urbana e rural.

Enquanto um se preocupa mais com a questão do acesso ao serviço, esta tem um aplicação um pouco mais ampla, além do acesso aos serviços de saneamento, incluem as questões ambientais e de preservação ambiental, tais como: Qualidade do ar, qualidade da água, qualidade do solo, destinação dos resíduos sólidos, impactos ambientais e educação ambiental.

A crise de água que São Paulo vem atualmente passando é resultado de uma série de questões como a falta de cuidado das nascentes, desmatamento da mata ciliar, poluição e desperdício. Para não afetar o abastecimento de água para a população, estão tendo que pensar em uma alternativa para captação dessa água.

Para não agravar mais ainda a situação o Governo de São Paulo está buscando alternativas para captação de água para abastecimento público.

Maíra Caires Aquino é Engenheira Ambiental especialista em Construções Sustentáveis

Maíra Caires Aquino
Maíra é Engenheira Ambiental e Diretora Técnica na Sinergia Engenharia. Ela possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2010, especialização em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2012 e cursou Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2014.
Increver-se
Notificar-me
guest
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Larissa kethelly
Larissa kethelly
6 anos atrás

Otimoo me ajudou muito, Obrigada❤

Robson Rodrigues da Fonseca
Robson Rodrigues da Fonseca
5 anos atrás

Profissionais nessa área de conhecimento precisam ser valorizados.

Adelson panacho
Adelson panacho
5 anos atrás

A saúde pública começa pelo saneamento básico, rede de esgoto tratado e água potável de qualidade, dai se teria menos pessoas nos postos de saúde. Todos tem que fazer sua parte, as comunidades e os órgãos públicos.

Helder da Costa
Helder da Costa
2 anos atrás

Ajudou bastante

Notícias relacionadas

Ver mais notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Sinergia Engenharia!

4
0
Would love your thoughts, please comment.x